top of page

Naiara Santos estará presente na FLAEMA

BIOGRAFIA LITERÁRIA

 

Naiara Sales Araújo Santos é doutora em Literatura Comparada pela Universidade Metropolitana de Londres, Mestre em Estudos Literários pela Universidade Metropolitana de Londres e Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí. Possui Especialização em Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Piauí e Graduação em Letras Inglês pela Universidade Federal do Piauí. É professora do Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal do Maranhão. Líder do grupo de pesquisa FICÇA – Ficção Científica, Gêneros Pós-modernos e Representações Artísticas na Era Digital (CNPq). Autora do livro Brazilian Science Fiction and the Colonial Legacy(2014) e organizadora dos livros O Discurso (pós) moderno em foco: Literatura, Cinema e outras Artes (2014), Literatura e Outros Saberes (2015) e Ficção Científica Brasileira: Cultura, Identidade e Política (2015).

 

SINOPSE

 

Literatura e Outros Saberes: Linguagem, Identidade e Discurso

 

O livro Literatura e Outros Saberes: Linguagem, Identidade e Discurso apresenta discussões em torno da relação Literatura e outras artes ou saberes, palco de constantes discussões, nas últimas décadas, seja pela necessidade de se estabelecer fronteiras, seja pelo fato de o homem pós-moderno apresentar uma identidade cada vez mais multifacetada e “líquida”. Na constante busca pela compreensão do homem, em diferentes momentos da história, a Literatura esteve atenta buscando descrevê-lo a partir de sua relação com o outro e com o meio.

 

Ficção Científica Brasileira: Cultura, Identidade e Política

 

A obra Ficção Científica Brasileira: Cultura, Identidade e Política é fruto da necessidade de ampliação das discussões em torno do gênero de Ficção Científica no Brasil. O objetivo deste volume foi analisar algumas obras de Ficção Científica Brasileira, sobretudo as primeiras manifestações do gênero destacando a influência de tendências Anglo-Americanas na formação de um gênero nacional, ampliando assim os estudos já existentes na área.

 

Brazilian Science Fiction and the colonial Legacy

 

Brazilian Science Fiction and the colonial Legacy busca traçar um panorama geral da história da Ficção Científica no Brasil e sua relação com o processo de colonização. A partir da análise de obras de ficção Científica escritas por autores brasileiros nas década de 1960 e 1970, o leitor é convidado a passear pela história e cultura brasileiras através de narrativas ficcionais que tem como ponto de partida a construção de uma identidade nacional.

 

O Discurso (pós) moderno em foco: Literatura, Cinema e outras Artes

 

O discurso (pós) moderno em foco: Literatura, Cinema e outras artes é uma obra composta por uma coleção de artigos que buscam explorar importantes temáticas discutidas no meio acadêmico. Neles observamos os liames entre as margens que contornam a língua - o abstrato e o concreto; o material e o imaterial; o individual e o social; o homogêneo e o heterogêneo; suas bases seletivas e organizativas sob a sincronia e a diacronia, - e o que podemos chamar de terceira margem: a linguagem. A linguagem que contém tudo isso e extrapola para outros patamares de sistematização de sentidos: a arte, outras artes e outras áreas..

 

Literatura e Outros Saberes: Pensamento, Discurso e Representação Social

 

Os capítulos que compõem o livro Literatura e Outros Saberes: Pensamento, Discurso e Representação Social apresentam importantes discussões em torno do diálogo Literatura e Outras artes. A facilidade que a Literatura tem para dialogar com outras formas de artes tem proporcionado uma multiplicidade de releituras e reescritas da sociedade atual. Geografia, História, filosofia, sociologia, cinema, antropologia, religião, música e tantas outras formas de conhecimento estão sempre presentes, explicita ou implicitamente, nas obras literárias, como elemento primário ou secundário, mostrando que o homem não existe por si só e que seus atos sempre dependerão de fatores externos.

 

 

bottom of page