Diferencial
Qualidade
O projeto FLAEMA, exclusivamente de caráter de âmbito estadual, se diferencia das demais Feiras do Livro e Mostras Estaduais de Literatura que hoje ocorrem no Maranhão pelo fato de que não está sujeito a nenhuma preocupação comercial (não aluga estande, não cobra entrada, não trata o livro como um produto indiferenciado) podendo, assim, exigir qualidade a todos os seus intervenientes a fim de trazer reais mais valias culturais para o público visitante.
Pelos mesmos motivos a FLAEMA não coloca seu foco nos livreiros, considerando que estes devem estar ao serviço do livro e não o produto livro ao seu serviço. Desta forma, a FLAEMA é, sem dúvida, o evento que mais valoriza a literatura maranhense colocando o foco em primeiro nos escritores e em segundo nos editores.
Incentivo à leitura
O projeto FLAEMA não se restringe ao evento feira em si mesmo, já que pretende, tanto no pré como no pós-feira, ser um agente de promoção e divulgação da cultura literária maranhense junto ao público em geral e as universidades e escolas, através de eventos como palestras, leitura dramática e bate-papos com os autores.
Ação social
No âmbito desta feira, de entrada franca para o público, valorizar-se-á uma seleção rigorosa de expositores através do caráter de relevância e de envolvimento com a divulgação da cultura literária maranhense. Para assistir essa exigência de qualidade, em vez de quantidade, e retirar toda e qualquer preocupação de retorno financeiro por parte de seus agentes escritores e editoras não será cobrado qualquer custo financeiro para os autores, as editoras e os expositores convidados, sendo pedida, em contrapartida, doação de livros (um livro ou mais de cada título exposto) que serão destinados a bibliotecas comunitárias no estado do Maranhão.
Foco
De nada serve uma feira do livro que não seja um real instrumento de incentivo à leitura por se dissipar com demasiada preocupação em divertir e entreter. Por isso, procuramos o foco certo, não fazendo do evento apenas mais um palco para os escritores reconhecidos, mas sim um trampolim para os ainda desconhecidos ou menos conhecidos, pois, o trabalho de uma feira do livro que se preze é promover o escritor perante o público estimulando a leitura e não apenas atraindo público para fazer número nas estatísticas de visitas. Importa conseguir um resultado concreto para o escritor e editor maranhense mais do que fazer quantidade. Nesse sentido a organização da FLAEMA se preocupou em conseguir, para além do plano de mídia do evento (TV, Rádio, Jornal, Backbus, etc), uma ampla cobertura redacional ao longo dos 10 dias do evento.
Apoio aos escritores principiantes
Haverá eventos de apresentação, ao público e editoras, de obras literárias concluídas, mas ainda não editadas, e procuraremos ajudar o escritor iniciante que, de forma atempada, procurar a organização da FLAEMA, facilitando-lhe a informação necessária de como publicar sua obra sem qualquer custo de estoque, para que possa apresentar ou lançar sua obra na FLAEMA.
Resgate de obras esgotadas
Em colaboração com escritores (ou herdeiros de direitos autorais) e editoras, procuraremos apoiar reedições limitadas de obras que merecem estar presentes na oferta de leitura da FLAEMA aos maranhenses.
Originalidade
Queremos valorizar o público da FLAEMA, proporcionando uma experiência de literatura, cultura e arte que o faça viajar no tempo, do passado ao futuro. Assim, o estande de exposição da FLAEMA aludirá, com suas colunas e design original, a um TEMPLO DA GRÉCIA ANTIGA (5 metros de largura - 7 metros de comprimentos - 4 metros de altura). É com esse mesmo propósito, de valorizar a presença do público, que todo o pessoal de atendimento ao público no recinto do espaço de exposição da FLAEMA estará trajado tal como na Grécia Antiga (veja projeto de figurino na galeria acima).