top of page

Dilercy Adler srá homenageada na FLAEMA 2016

PALESTRA DE HOMENAGEM:

“LER E PRODUZIR OBRAS LITERÁRIAS: prazeres vitais para o mundo humano".

 

DILERCY ARAGÃO ADLER. É Psicóloga. Doutora em Ciências Pedagógicas - Cuba (revalidação na UnB-Brasilia); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA; Especialização em Metodologia da Pesquisa em Psicologia e Especialização em Sociologia pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA. É aposentada pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA. É membro do Banco de Avaliadores do Sinaes - BASIS/INEP/MEC.

 

Membro Fundador e Presidente da Academia Ludovicense de Letras - ALL, ocupando a Cadeira de nº 8. Titular da Cadeira Nº 1 do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão - IHGM. Presidente Fundadora da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão_SCL-MA, Presidente da Sociedade de Cultura Latina do Brasil e Senadora da Cultura do Congresso da SCL do Brasil. Titular da cadeira nº 13, patronímica de Henrique Coelho Neto do Quadro II, de Membros Correspondentes da Academia Irajaense de Letras e Artes-AILA, Rio de Janeiro; Membro Correspondente da Academia de Letras Flor do Vale Ipaussu/São Paulo, Membro Correspondente da Academia Letras de Teófilo Otoni e Diretora Estadual da Federação Brasileira de Alternativos Culturais. Delegada Cultural em Maranhão-Brasil do Liceo Poético de Benidorm (Espanha). Comissione di lettura Internazionale da Edizioni Universum, Trento/Itália; International Writers And Artists Association-OHIO/EUA; Casa do Poeta do Rio de Janeiro; Associação Profissional de Poetas e Escritores do Rio de Janeiro-APPERJ; Associação dos Escritores do Amazonas-ASSEAM; Coordenadora Estadual no Maranhão do Proyecto Sur – Cuba; Representante da aBrace no Estado do Maranhão e Membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores Regional Maranhão-SOBRAMES-MA, Corresponsal Internacional de la Sociedad Argentina de Letras, Artes y Ciencias - S.A.L.A.C., Representante no Brasil do Periódico Porta Dell Uomo- Itália. Socia y Miembro Correspondiente de la Unión de Escritores y Artistas de Tarija-Bolívia. Grado Honorífico de Embajadora Universal de la Cultura del Estado Plurinacional de Bolivia: Gobernacion del Departamento de Tarija; Honorable Concejo Municipal de Tarija, Univerdidad Autonoma “Juan M. Saracho”, Unión de Escritores y Artistas de Tarija (UEAT), Union Latinoamericana de Escritores (ULATE) en Reconocimiento a la Produción Literaria, Educativa y Artística. Membro e Laureada pela Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, Delegada Cultural em Maranhão-Brasil do Liceo Poético de Benidorm (Espanha) e Embaixadora do Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix Suisse / France

 

Tem participação em mais de cem antologias nacionais e internacionais entre elas: Mil Poemas a Pablo Neruda: Un canto de amor. Organizada por Alfred Asís, Chile, 2011 Reflexos da Poesia Contemporânea do Brasil, França, Itália e Portugal, Organizado por Jean Paul Mestas escritor Francês e lançada em Portugal, 2000;A Poesia Maranhense no Século XX (Sioge e Imago) Organizada por Assis Brasil – São Luís/MA; Rio/RJ, 1994. Publicou o Informativo “Praia Grande” da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão_SCL-MA (Bimestral), de Setembro de 1998 a Janeiro de 2005 (39 números)

 

Já recebeu vários prêmios, troféus e menções honrosas por trabalhos poéticos e culturais.

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

2015 Sobre Maria Firmina dos Reis (org)

2015 Cento e noventa poemas para Maria Firmina dos Reis (org)

2015 Doses Homeopáticas de Poesias: Lua e Poesia num ato libidinosamente sensual

2014 Círculo de Fuego – Org. Feliciano Mejía - Revista do Movimento Amaro/Peru com poesias de Dilercy Adler

2014 De Súbito... à Deriva

2014 Maria Firmina dos Reis: ontem, uma maranhense; hoje uma missão de amor!

2014 Mil poemas para Gonçalves Dias : diário de viagem (org)

2013 Mil poemas para Gonçalves Dias (org)

2013 Sobre Gonçalves Dias (org)

2012 TINKUY2011 Poesia feminina: estranha arte de parir palavras

2011 Uma história de Céu e estrelas2008 Desabafos... flores de plástico... libidos e licores liquidificados

2005 Joana Aragão Adler: uma história de amor e de fé... uma história sem fim

2005 Tratamiento Pedagógico de los valores Morales: de la comprensión teórica a la práctica consciente (Tese de Doutorado)

2004 Coletânea Poética da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão LATINIDADE-IV (org)

2003 Carl Rogers no Maranhão: Ensaios Centrados (org)

2002 Alfabetização & Pobreza: A escola comunitária e suas implicações (Dissertação de Mestrado)

2002 Coletânea Poética da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão LATINIDADE-III (org)

2001 Seme...ando dez anos2000 Cinqüenta vezes Dois Mil human(as) idade(s)

2000 Genesis-IV Livro

2000 Coletânea Poética da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão LATINIDADE-II (org)

1999 Arte Despida

1998 Coletânea Poética da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão LATINIDADE-I (org)

1997 Poematizando o Cotidiano ou Pegadas do Imaginário

1996 Circuito de Poesia Maranhense (org)

1991 Crônicas & Poemas Róseos-Gris.

 

bottom of page